Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Como montar seu primeiro kit para churrasco

Existe um momento na vida de todo churrasqueiro amador em que ele tem que decidir se ele é realmente apaixonado pela arte do churrasco ou se aquilo é só mais um passatempo de fim de semana, é nesse momento que se você realmente ama o churrasco, e quando falo churrasco eu falo não só ficar na frente da churrasqueira tomando uma breja (nada contra), mas é quando vai chegando à sexta feira e você já está organizando na sua cabeça quais as carnes vai comprar, se sua faca para churrasco já está nos conformes e se o carvão já foi comprado.

Se você decidiu que cortar, temperar e assar a carne te dá o mesmo ou até mais prazer do que só comer, amigo, você tem o churrasco nas suas veias!

E por isso nós aqui da Cutelaria Vargas, vamos dar algumas dicas para você montar seu primeiro kit de churrasco, principalmente com aquela faca para churrasco de qualidade que vai durar a sua vida toda se você tomar os devidos cuidados.

Existem kits de churrasco muito bons já prontos para a venda, eles vêm em geral com uma faca churrasco de 8 a 12 polegadas, uma faca de corte menor, um garfo e uma chaira, esse seria um kit ideal para iniciantes, mas nós queremos dar uma aprofundada para você que prefere escolher seus itens um a um com cuidado.

Sendo assim vamos analisar cada item e te dar as opções na hora de escolher para que você tenha seu kit personalizado com cuidado e qualidade.

Então vamos começar pela menina dos olhos de todo churrasqueiro que se preza, o item principal de qualquer kit para churrasco, o orgulho do papai: a faca churrasco.

Faca Churrasco

A faca churrasco deve ser o seu orgulho, um churrasqueiro que se preze sempre tem uma e ela é apenas para churrasco, isto é, nada de deixar a mulher cortar outra coisa que não seja carne com ela, não cometa o sacrilégio contra os deuses da carne e do churrasco de cortar cebola com sua faca churrasco!

Agora que você já entendeu que faca para churrasco é uma faca de carne, vamos ao que você precisa saber para escolher a sua.

Primeiro vamos escolher o material da faca churrasco, existem alguns materiais disponíveis no mercado que são de ótima qualidade e a escolha vai depender muito de três fatores:

  • Se você já está acostumado a cuidar de uma faca para churrasco ou é um cara muito zeloso e detalhista.
  • Quanto você está disposto a gastar na sua faca churrasco.
  • Qual a aparência que você deseja para sua faca para churrasco.

Existem três materiais básicos, aço inox, aço carbono e aço damasco

Facas de Aço Inox

São mais comuns, mais baratas, dificilmente enferrujam e tem uma variedade muito grande de modelos e tamanhos. Se for a sua primeira faca para churrasco, uma faca de aço inox é uma boa pedida.

Facas de Aço Carbono

São forjadas artesanalmente, são de um material mais resistente, mais durável. As facas de aço carbono têm um custo mais alto, dependendo de onde se origina o aço ou seu processo de fabricação e principalmente necessita de um cuidado mais apurado, pois pode enferrujar.

Facas de Aço Damasco

As facas de aço damasco são forjadas num processo artesanal e longo, são de uma beleza única com padrões na lâmina, são muito duráveis e têm um alto valor, é uma faca para alguém que quer além de uma ótima faca para churrasco também uma obra de arte.

Aço damasco é a junção de 2 aços, o aço carbono e o aço carbono com níquel unidas pelo processo de caldeamento, que é a microfusão de superfície onde as camadas se fundem em uma só, submetidas a uma temperatura de 1100 graus Celsius, assim se tornando uma faca mais resistente e com ótima retenção de fio.

Os desenhos na lâmina do aço damasco se dão pelas dobras que são feitas no momento que a peça está sendo caldeada.

Tamanho da Faca Churrasco

Agora o tamanho de uma boa faca churrasco tem de 8 a 12 polegadas de comprimento e um cabo firme e confortável, o tamanho exato vai depender do seu tamanho e de quanto você se sente confortável com o peso e a pegada da faca.

Além da sua faca churrasco, você também vai precisa de uma faca menor para o corte de temperos, legumes e das carnes que precisam ser fatiadas para serem servidas, como linguiça, por exemplo, essa faca pode ser feita de um dos materiais acima, que você pode combinar para ser um jogo completo ou pode só adquirir a que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Chaira e Garfo Grande

Os outros dois itens são chaira e garfo grande. O garfo grande não tem segredo, o melhor é mesmo um de aço inox pela durabilidade e facilidade de encontrar.

Já a chaira pode ser encontrada em dois modelos, lisa ou estriada, a lisa é usada para “alinhar o fio” e a estriada para afiar, da mesma maneira que uma pedra de amolar faz, o correto seria usar uma chaira segmentada primeiro, retirando as imperfeições e a lisa depois para alinhar o fio.

Chairas podem ser de aço ou cerâmica as duas tem ótimas performances e cabe a você escolher a que se adapta melhor às suas necessidades.

Agora que você já sabe bem como escolher a sua faca para churrasco dá uma passada na Cutelaria Vargas e escolha a sua e monte seu kit!

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta