Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Como surgiu a cutelaria

Definitiva para a evolução da espécie humana, a cutelaria faz parte da história da civilização desde a Idade da Pedra Lascada. Lá nossos ancestrais começaram a utilizar o fogo na fabricação de seus primeiros utensílios, de acordo com os registros que remontam à época.

O descobrimento de que alguns itens afiados poderiam ser úteis ao dia a dia fez com que a humanidade se desenvolvesse bem mais rápido!

Apesar de ser um termo bem diferente, a cutelaria (que também pode ser chamada de armiaria ou armoaria), é a arte e o ofício dos artesãos que fabricam instrumentos de corte como facas, facões, espadas, adagas, punhais, machados e navalhas, além de muitos outros objetos deste mesmo tipo.

A cutelaria faz parte do nosso dia a dia, porém sua história é bem mais antiga do que muitos supõem. Como já foi citado, suas origens estão firmadas no início da civilização e antigamente estes itens eram fabricados em estanho, cobre, bronze e até mesmo ferro.

Foi com o passar dos séculos e devido ao desenvolvimento do conhecimento acerca dos metais que as facas, punhais e demais objetos cortantes foram ficando mais fortes e ganhando composições dificilmente destrutíveis.

Curiosidades sobre a cutelaria

Você sabia que o mercado da cutelaria é bastante amplo e que está repleto de profissionais, até mesmo doutores, nesta arte? E não param por aqui as curiosidades!

O mercado da cutelaria no Brasil cresce ininterruptamente há muitos anos. Anualmente, em São Paulo, acontece a Mostra Internacional de Cutelaria que reúne os melhores profissionais da área em um único encontro.

Outros importantes países do mundo todo também realizam encontros esporádicos entre mestres e doutores cuteleiros. Uma das grandes discussões entre os profissionais desta área trata da industrialização na confecção de facas e demais artigos desse grupo.

Por sinal, vale ressaltar que cada uma das peças que são produzidas possuem inestimável valor por serem consideradas como acessórios únicos. Isto eleva perceptivelmente o preço de cada objeto que leva a assinatura de seus artesãos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a arte da cutelaria? Agora que você entende mais do assunto, não deixe de conferir o site da Cutelaria Vargas e adquirir a sua peça.

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta