Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

5 erros comuns no churrasco e como evitar

Reunir os amigos para um churrasco no fim de semana é uma das melhores formas de se aliviar o estresse da rotina e esquecer um pouco dos problemas no trabalho ou na vida pessoal.

Um bom churrasco se resume em uma ótima peça de carne sendo dividida por amigos, e acompanhada de boas risadas. Mas ainda assim é necessário prestar atenção em alguns detalhes para que dê tudo certo e seus churrascos sejam ainda melhores. Alguns erros são corriqueiros e podem atrapalhar o sabor da sua carne ou acabar em piada entre seus amigos.

Separamos 5 erros comuns e como evitá-los para melhorar ainda mais seus churrascos.

1. Cuidado com o tempero

Temperar corretamente é muito importante para salientar o sabor da carne. O tempero deve combinar com o sabor característico do corte e não sobrepor esse sabor. O grande problema é que muitas vezes o assador, por falta de experiência, acaba salgando muito a carne, chegando ao ponto de apagar o sabor da peça.

O tempero mais tradicional é feito apenas com sal grosso. Para evitar o excesso, forre o recipiente onde a carne será temperada com um punhado de sal grosso. Coloque a peça que será temperada e ponha mais um punhado do tempero. Ao levar a grelha tire os excessos.

2. Evite assar grandes peças se vocês têm preferências por carne bem passada:

Se você e seus amigos têm preferências por carnes um pouco mais secas e bem passadas evite assar peças inteiras. Procure sempre por bifes um pouco mais finos para que a carne asse de modo igual por toda sua extensão. Peças ou bifes um pouco mais grossos tendem a assar ou até mesmo queimar por fora, mas não assar uniformemente em seu interior.

3. Não mexa muito na carne enquanto ela assa:

Quando não temos muita experiência pilotando a churrasqueira, temos a péssima mania de ficar virando a carne para verificar se a mesma já está no ponto que desejamos. Isso faz com que a carne não asse de forma uniforme na grelha, fazendo com que os lados não fiquem iguais. O ideal é virar a peça apenas duas vezes, quando o sangue começar a sair pela superfície da carne.

4. Grelhar x Assar:

Alguns cortes precisam ser grelhados para evitar que a carne fique cozinhando na grelha. Geralmente fazemos isso com bifes mais finos. É importante deixar a grelha bem próxima da brasa – cerca de 15 cm.

Já peças maiores devem ser assadas. Para isso, coloque a grelha ou espeto de 40 a 60 cm da brasa. Variando conforme o tamanho da peça.

5. Churrasqueira não é fogueira, evite jogar lixo:

Sempre que jogamos algum lixo na brasa como guardanapos, palitos ou aquele papel onde estavam anotando a pontuação do truco, a fumaça gerada por eles acaba subindo para a carne. Essa fumaça pode entrar na carne e alterar o sabor final da peça.

Agora que você já sabe quais são os cinco erros comuns no churrasco e como evitar, reúna  os amigos e coloque a sua Vargas em ação! Bom churrasco!

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta