Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Chaira: Como usá-la para afiar facas

Saiba usar uma chaira para afiar facas corretamente!

Existem diversas maneiras de se afiar uma faca, mas a mais usual e que dá melhores resultados é utilizando uma chaira.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem três tipos diferentes de chairas: a lisa, a estriada e a diamantada. Quando a faca é utilizada para cortes de carne com osso, recomenda-se o uso da chaira estriada. Já para carnes sem osso, é melhor utilizar a chaira lisa. A chaira diamantada é mais “potente”, portanto, mais utilizada por profissionais.

Passo a passo

O modo de uso é igual para os três tipos. Primeiramente, você deverá apoiar a ponta da chaira em uma superfície plana e não deslizante, como a tábua de carne ou em um pano dobrado em cima da pia. Em seguida, pegue a faca que você deseja afiar e encoste a lateral na chaira.

Você deverá inclinar a faca até que o “fio de corte” encontre com a superfície da chaira, cerca de 10 a 15 graus. Agora você deverá começar afiando com movimentos leves e delicados. Para facilitar, pense que está cortando pequenas fatias da chaira, passando a lâmina inteira por ela.

Depois de repetir algumas vezes (de 5 a 10), mude o lado da faca para que o outro lado também seja afiado de maneira igual. Assim, sua faca vai estar afiada novamente e pronta para ser usada no churrasco!

Na Vargas você encontra chairas resistentes e com alta capacidade de dureza. Suas facas nunca mais ficarão cegas! Confira!

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta