Todo mundo já ouviu falar do famoso churrasco dos nossos hermanos argentinos, mas você sabe como fazer um? Não? Então veja aqui com a gente como preparar um típico churrasco argentino!
Na Argentina o churrasco é feito sobre a parrilla, que é um tipo de grelha com canaletas que não deixam a gordura escorrer sobre o carvão. Aliás, para assar a carne, os argentinos usam mais a lenha do que carvão. É importante regular bem a temperatura para não assar a carne lentamente, mas também sem acabar queimando-a.
Ao contrário dos brasileiros, os argentinos não costumam usar a picanha no churrasco. Gostam mais de cortes de contrafilé como o bife de chorizo e o bife ancho, costela, maminha (colita de cuadril), filé mignon (lomo) e fraldinha sem a capa de gordura (vazio). As carnes não são temperadas com sal grosso ou outro tipo de condimento. Mesmo assim, ficam deliciosas! Basta colocar a carne na grelha e deixá-la assar lentamente.
No Brasil o churrasco é acompanhado por farofa, vinagrete, maionese e arroz branco. Os argentinos preferem a parrillada de legumes assados, batata frita, salada e um molho especial, o chimichurri.
Confira um modo de preparo simples de um clássico churrasco argentino!
Você vai precisar de:
1,5kg de miolo de contrafilé (bife de chorizo)
1,5kg de timo (molleja)
2 chouriços (morcilla)
Sal refinado
Para fazer:
Acenda antes a churrasqueira com lenha e deixe pegar a brasa;
Disponha as carnes na grelha;
Se quiser, salgue os cortes do bife de chorizo e do timo com uma pitada de sal normal em apenas um dos lados;
Quando as carnes estiverem douradas por baixo, vire-as (lembrando que o chouriço demora um pouco mais para assar);
Quando as carnes estiverem no ponto, retire do fogo e corte para servir.
Para deixar o churrasco ainda mais com a cara da Argentina, prepare um molho de chimichurri para acompanhar. Ele deixa a carne mais saborosa e temperada, agradando qualquer paladar.
Receita do molho Chimichurri
10 g de cebola e alho desidratados
5 g de louro triturado
5 g de orégano
10 g de salsa desidratada
10 g de cebolinha desidratada
5 g de pimenta desidratada, tipo malagueta
150 ml de vinagre de vinho branco
300 ml de azeite
Prepare o molho com 48 horas de antecedência para pegar bem o sabor. É só misturar bem todos os ingredientes e deixar na geladeira em um recipiente fechado!
E aí, gostou dessa dica? Agora só falta a sua Vargas novinha para você estrear no próximo churrasco! 🔪