Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Receitas típicas: churrasco de vala

Aprenda a fazer o churrasco de vala, originário do Rio Grande do Sul

Como todos sabem, o churrasco é algo muito bem instalado na cultura gaúcha. É uma tradição de anos que levou a região do Rio Grande do Sul a ser conhecida por fazer os melhores assados do Brasil. A tradição do churrasco de vala surgiu nos pampas gaúchos pelos campeiros. O churrasco era uma boa alternativa, porque os campeiros tinham facas em mãos e faziam fogueiras enquanto exploravam as terras.

Você já teve vontade experimentar essa iguaria? Vamos explicar aqui como fazer o churrasco de vala, um dos mais típicos da região. É um preparo que exige certos cuidados, mas, quando pronto, garante um ótimo resultado.

A maior diferença entre o churrasco comum e o de vala é o tempo. É preciso muita paciência, pois o tempo mínimo para assar é de seis horas. Para fazer o churrasco de vala, você precisa de um grande espaço de terra. Cave um buraco e acenda uma fogueira com galhos e gravetos (conhecido como fogo de chão, que pode ter até seis metros de comprimento).

Para preparar, coloque pedaços de carne em grandes espetos ao redor da vala. Suspenda o espeto em cima do buraco e espere ele assar com a brasa. Aos poucos, a carne vai assando e garantindo uma suculência e maciez.

Para temperar use sal grosso moído, pois a carne o absorve melhor. Os gaúchos recomendam que antes de salgar deve-se molhar a carne, pois assim o sal gruda e não corre risco de cair na hora de virá-la.

O ideal é que não fique mexendo muito na carne. É preciso ficar atento ao fogo e deixar que ele asse conforme o tempo para garantir um bom cozimento. Assar o churrasco assim faz toda a diferença no sabor na hora de servir, e a carne fica macia e garante um melhor corte.

Falando em corte, não esqueça da sua Vargas na hora de cortar a carne! Aqui a qualidade é forjada no aço. Acesse nossa loja e compre já a sua!

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta