Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Como grelhar Picanha

Aprenda a grelhar picanha

A primeira coisa que você precisa fazer, antes de grelhar uma peça de picanha, é prepará-la da forma correta, começando pela escolha da carne. Você já deve saber, mas caso ainda não saiba, a peça de picanha deve pesar, no máximo, um quilo, ou um quilo e cem gramas, ou seja, não deve ultrapassar esse peso.

O segundo passo é cortar a picanha em postas, tomando o cuidado para cortar cada uma delas de forma direta, que quer dizer, apenas com uma passada da faca, evitando que a carne fique repicada.

Para salgá-la, escolha um recipiente que caiba todas as postas lado a lado, forre esse recipiente com uma pequena e fina camada de sal grosso triturado, coloque as partes da picanha e finalize com mais uma camada de sal grosso triturado. Feito isso, reserve por cinco minutos, próximo à churrasqueira.

Passados os cinco minutos, coloque as postas da picanha na grelha, lembrando sempre que o pedaço maior deve ficar no fundo da churrasqueira, pois essa é a parte que concentra maior calor. Vale lembrar também que a grelha deve estar bem quente.

Como assar picanha

Diferente da forma de grelhar, para assar uma picanha é preciso alguns cuidados diferentes. Para assá-la em churrasqueira, costuma-se utilizar a peça inteira, ou seja, sem cortes.

Sabendo disso, escolha uma peça, que pese até um quilo, ou um quilo e cem gramas, e utilize o sal grosso para salgá-la. Disponha a carne em uma superfície e distribua o sal grosso de maneira uniforme sobre a carne, massageando-a para incorporar melhor o sal.

É importante passar o sal grosso nos dois lados da peça, ou seja, a parte da gordura também deverá ser salgada. Feito isso, deixe a carne descansar, próximo à churrasqueira por cinco ou seis minutos. É muito importante lembrar que o tempo não deve passar disso, para não desidratar a carne.

Após os cinco minutos, retire todo o excesso de sal grosso e coloque-a na churrasqueira, a 40 cm da brasa.
ATENÇÃO: a parte da gordura sempre deve ser colocada para o lado de cima, e a parte da carne para baixo.

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta