Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Saiba como escolher a carne do seu churrasco – Picanha

Saiba escolher uma boa picanha!

Todo bom amante do churrasco sabe que a menina dos olhos de todo churrasco é a carne, escolher a carne certa é uma das, senão a mais importante, habilidade de um grande churrasqueiro.

Sendo assim nada mais justo que o Blog da Cutelaria criasse para você uma série de posts explicando tudo que sabemos sobre carne, para que no momento em que você for comprar as carnes para seu churrasco você saiba que não esta sendo enganado.

E como não poderia deixar de ser, o nome na nossa série tem tudo a ver com isso é “Como escolher a carne do seu churrasco”. Bem simples para você não esquecer!

E hoje vamos começar nosso “guia” para principiantes pela parte do boi que é a marca registrada do churrasco aqui pelas terras do Brasil, claro que variando de região para região existem outras preferências, como costela ou lombo dependendo do lugar que você estiver.

O Peso

De cara você tem que se lembrar de que picanha não pesa mais do que 1,3kg , qualquer peso, além disso, você esta comprando gato por lebre, na verdade coxão duro por picanha, então preste muita atenção no peso, principalmente em peças pré-embaladas de supermercado ou mesmo em açougues.

Outro ponto importante é escolher sempre a peça que se encontra entre 900g e 1,100 kg, elas tendem a ser mais macias, pois a probabilidade de que o animal de onde foi tirado o corte seja novo é grande.

A Gordura

Preste atenção à capa de gordura da peça, ela deve ter no máximo 1 cm de espessura, uma cor que vai do branco ao amarelo pálido, quanto mais amarela a gordura mais velho o animal de onde ela foi retirada.

A “limpeza”

Prefira peças “limpas”, para quem não sabe“ limpa” quer dizer que o açougue ou frigorífico já retirou todos os nervos e gorduras desnecessárias da carne, a não ser que você seja um ótimo açougueiro e tenha muita prática no manuseio de carnes você vai perder partes boas da carne tentando limpar a peça em casa, na realidade mesmo que você  seja um bom açougueiro você ainda estará perdendo dinheiro, pois pagou pelo quilo de gordura em excesso ou nervos que você não quer, então compre ela já limpa no açougue.

A maciez

Carne boa é carne macia, e picanha é sinônimo de maciez, se a sua não esta é por que o animal já era velho ou te venderam coxão duro. Fique atento.

A cor

Picanha tem que ser vermelha, quanto mais vivo o vermelho mais macia a carne, nós sabemos que nos dias de hoje se põe corante em tudo, então além de escolher bem a carne escolha bem seu açougue para não ser enganado.

A “marmoreada”

Por último uma boa picanha deve ser “marmoreada” isto é, ela deve ter veios de gordura passando pela peça, são esses veios de gordura que no momento do assar vão derreter e dar o verdadeiro sabor da picanha. Quanto mais gordura mesclada à carne (não confunda gordura com nervos) mais amanteigada e saborosa a picanha.

Agora que você já sabe os principais fatores para escolher uma boa picanha: macia, vermelhinha, marmoreada e entre 900g e 1,100 kg já pode fazer a lista de compras paro churrasco do fim de semana.

Compartilhe:

Outros Posts

12 Comentários

  • Carlos Haroldo Peralta
    8 de setembro de 2016 at 16:54 

    Senhores:
    Estou grato pelo escrito , no início da matéria- carne para churrasco.
    Nasci e trabalhei em nosso açougue durante alguns anos onde, além de aprender a destrinchar inteiramente o animal, aprendi a fazer tudo, desde a limpeza das tripas ,salgado, embutidos, incluso presunto e copa .
    Evidente que a diferença entre regiões onde predomina o Aberdeen Angus , Hereford eShorton da Argentina,( país meu de origem), com as pastagens e raças do Brasil, tornam-se evidentes.
    Fico no aguardo da próxima publicação.
    Atte.
    Carlos

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 15:04 

      Boa tarde

      Carlos, muito grato e fico satisfeito que tenha gostado da nossa publicação.

  • francisco
    8 de setembro de 2016 at 17:20 

    gostei das dicas

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 14:56 

      Boa tarde

      Obrigado pelo seu retorno.

  • Othon
    14 de setembro de 2016 at 22:47 

    Ótimas dicas

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 14:13 

      Boa tarde, obrigado pelo retorno amigo.

  • Othon
    14 de setembro de 2016 at 22:48 

    As informações foram bem úteis.

  • Jose Paulo Junior
    20 de setembro de 2016 at 13:31 

    Parabéns pela orientação. Simples e muito didático. Eu já conhecia alguma coisa, mas as informações passadas enriqueceram bastante o meu conhecimento. Grato. Zipa

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 14:12 

      Certo amigo, obrigado pelo retorno.

  • ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
    20 de setembro de 2016 at 17:32 

    BOA TARDE ,MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E INFORMAÇÃO. NÃO SABIAMOS DESSA INFORMAÇÃO., DESDE JA MUITO OBRIGADO FIQUEM COM DEUS ATÉ BREVE .

Deixe uma resposta