Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

SAIBA COMO ESCOLHER A CARNE DO SEU CHURRASCO – Contra Filé

Contra Filé : Cortes e dicas!

Continuando nossa série com dicas e informações sobre cortes de carne, hoje vamos falar sobre o Contra filé,  uma carne muito saborosa e bem mais diversa do que se imagina, é uma ótima pedida para o seu churrasco e tem cortes bem famosos e saborosos.

Primeira coisa que é importante falar, o termo contra filé engloba uma série de cortes e por consequência uma série de “carnes”,vamos comentar aqui os mais conhecidos e de onde eles  são retirados, para quando você for preparar o seu churrasco possa saber qual carne você comprou ou se  for numa churrascaria ter uma ideia se esta pagando caro ou não por contra filé.

Parte de cima da peça de Contra Filé

Capa de Contra Filé

É a parte superior da peça de contra filé , em geral possui uma capa de gordura, é menos macia que o restantes da peça ,mas se bem assada pode ser bem saborosa e tem um custo bem  mais em conta.

Parte central da peça de Contra Filé

Contra duplo ou Rolha de bife

Logo abaixo da capa de filé, temos o lugar onde se faz o corte do contra filé propriamente dito, é do começo desse corte que sai o famoso Rolha de bife argentino ou como é mais conhecido aqui no Brasil, contra filé duplo.

Bananinha

Bananinha é aquela parte que fica presa junto ao osso da peça ( a bisteca ), sendo retirada  no momento do corte e limpeza da carne.

Entrecote e Bife de churiço

Tanto o entrecote quanto o Bife de churiço são retirados do meio do corte,  ambos têm uma textura  muito macia,  e a diferença entre eles é que na hora do preparo o Bife de churiço deve ser assado com uma capa de gordura e o entrecote deve ser assado limpo, sem gordura alguma.

Bisteca

Bisteca é o nome que recebe a peça  do meio do contra filé, mas  ainda sem desossar ou limpar. É dela que se retiram todos os cortes que falamos anteriormente.

Parte inferior da Peça de Contra Filé

T-Bone

O T-Bone é uma mescla do contra filé, do filé mignon e da Alcatra, essas três carnes estão juntas na parte inferior da peça de contra filé, presas a um osso em forma de T, por isso o nome T-Bone ( Bone = osso ). Carne bastante saborosa e bem famosa nas churrascarias.

Agora depois de ler nosso artigo tenho certeza que você já comprou um desses cortes por um preço mais alto e não sabia que era contra filé não é mesmo? Então agora que você já sabe esta preparado para comprar a carne do seu churrasco ou escolher aquele prato na churrascaria.

E caso você esteja pensando em fazer esses cortes você mesmo vai precisar de uma faca para churrasco  de alta qualidade clique aqui e veja nossos modelos.

Compartilhe:

Outros Posts

3 Comentários

  • Rogerio Vargas Kaipper
    6 de outubro de 2016 at 19:06 

    Boa noite, gostei muito dos produtos da cutelaria Vargas, moro em uma região bem ao noroeste de Mato Grosso em Aripuanã, gostaria de saber se esta nobre cutelaria Vargas poderia presentear um nobre gaúcho desta região com uma bela faca, da qual faremos muito uso e homenagem a cutelaria Vargas.

Deixe uma resposta