Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Facas para Churrasco Aço Damasco

As melhores facas para churrasco

Facas para churrasco feitas em Aço Damasco estão entre as peças mais bonitas já produzidas, com uma coloração azulada mais escura e padrão único, as facas de churrasco em aço Damasco, além de peças de alta qualidade são também verdadeiras obras de arte.

O aço damasco possui esse nome devido a sua origem  árabe, possivelmente na cidade de Damasco na Síria,e ao seu uso pelos exércitos muçulmanos durante as cruzadas, principalmente durante a Terceira Cruzada, protagonizada por dois personagens históricos famosos, o Rei Inglês Ricardo Coração De Leão e o Sultão Muçulmano Saladino, também personagens do famoso romance O Talismã de Sir Walter Scott e em filmes hollywoodianos como Cruzada.

Essas espadas de uma coloração própria, azulada e com padrões de uma beleza única eram muito diferentes das espadas de aço brilhante e liso dos Europeus, possuíam algumas características únicas, eram mais leves, afiadas e flexíveis o que as tornava, mas duráveis e letais.

Essas características atraíram a atenção dos Europeus, mas o segredo do aço damasco, da forma como os muçulmanos o produziam no século X se perdeu-se no mar da história, espadas que cortavam até mesmo folhas que flutuavam em sua direção trazidas pela corrente de um rio, podiam ser dobradas ao redor do corpo e ainda conseguiam cortar ao meio outras espadas de menor qualidade não são mais possíveis.

Mas com a chegada da modernidade e do avanço das técnicas de forjaria e cutelaria o aço damasco foi redescoberto e novamente se tornou popular, técnicas modernas hoje conseguem produzir padrões intrincados e belos de alta qualidade e funcionalidade.

O aço damasco é produzido a partir de um processo chamado caldeamento, onde tipos diferentes de aço carbono (densidades diferentes) são soldados juntos, formando camadas que produzem os padrões estéticos tão valorizados, esse processo é feito por meio do aquecimento dos metais quase ao seu ponto de fusão e malhados com uma marreta até se tornarem um só.

É por isso que hoje as facas  para churrasco feitas de aço damasco estão em alta, pois além de ser um ótimo instrumento de trabalho, com um corte excelente, mais leve e flexível ainda possuem uma beleza impar, que as torna um item ideal para presente, mesmo para alguém que não seja um churrasqueiro profissional ou que só gostaria de uma peça bonita para enfeitar seu escritório.

As facas para churrasco de aço damasco devem ser cuidadas com as mesmas medidas que outras facas de aço forjado, deve se ter um cuidado especial com umidade e ferrugem, sempre secá-las muito bem, mantê-las afiadas e oleadas.

Na Cutelaria Vargas levamos a arte da cutelaria a sério, nossas facas para churrasco feitas em aço damasco, além de possuírem uma beleza ímpar, são perfeitas para o seu churrasco, garantindo um ótimo conforto e eficiência na hora de cortar a carne.

Se você procura por uma faca para churrasco de qualidade, com corte perfeito e de beleza única, as facas para churrasco de aço damasco da Cutelaria Vargas são a escolha perfeita para você!

Compartilhe:

Outros Posts

13 Comentários

  • felix Maciel
    1 de setembro de 2016 at 13:36 

    Adquiri uma Damasco, porém como mantenho fio e que tipo de óleo que devo passar para mante-la perfeita? ótima faca, linda demais!!

    • Cutelaria Vargas
      3 de outubro de 2016 at 14:31 

      Boa tarde

      Felix, a faca pode ser mantida com óleo vaselina, para afiar pode usar uma pedra de afiação, ou afiadores convencionais de boa qualidade, contudo pode usar a chaira sempre que necessario para assentar o fio.

  • joaquim francisco pinheiro alves
    1 de setembro de 2016 at 16:39 

    Tenho muitas facas da Cutelaria Vargas e faço propaganda pois realmente sao otimas,Porem a faca de aço azulado junçao de varios tipos de aço sao muito caras .Com um preço menor gostaria de ter no minimo duas ,grato

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 15:12 

      Boa tarde

      Joaquim, realmente estas facas são ótimas, o aço Damasco é fora de serie mesmo, pode contactar o nosso comercial e podemos negociar uma faca em aço damasco que tenha gostado.
      Segue o tele – 51 40423002 – whatssap – 5189192019 – comercial1@cutelariavargas.com.br

  • volmir neumann
    1 de setembro de 2016 at 18:04 

    procuro uma faca carneadeira em aço damasco

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 15:09 

      Boa tarde

      Volmir, muito obrigado pela sua pergunta, mas no momento não temos esta faca disponível em nossa linha de produtos.

  • Juarez Pereira
    1 de setembro de 2016 at 18:19 

    Gostei muito do informativo a respeito do aco damasco. Muito didatico. Tenho uma faca vargas mas de aco alemão.

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 15:08 

      Boa tarde

      Juarez, certo fico muito satisfeito que tenha gostado, e com certeza teremos outras dicas e informações.

  • AUDEVAN B.MAURA HOFFMANN
    13 de setembro de 2016 at 16:06 

    E qual é o valor dessa faca.
    Moro em Cabo Frio, lugar de muita maresia, será que não haverá problema, quanto a ferrugem, mesmo tendo os cuidados necessários informados.
    Atenciosamente,

    • Cutelaria Vargas
      28 de setembro de 2016 at 14:54 

      Boa tarde, é necessario sim os cuidados quando a maresia, lembro que a sua faca vai acompanhada de uma bainha, para guarda-la, contudo sugiro sempre que usar a sua faca lavar, secar e guardar para evitar esta exposição, mas o inox é de qualidade e resistente, mantém suas características em uso ou em ambiente com condições normais.

  • carlos
    15 de dezembro de 2016 at 17:58 

    TEnho uma faca de aço damasco, que perdeu o fio rapidamente, ao passar na pedra, saiu um pouco da conformação do damasco. Isto é um problema??? posso tentar passar mais na pedra, pois o fio nao ficou bom ainda

    • Cutelaria Vargas
      13 de janeiro de 2017 at 10:31 

      Bom amigo, caso tenha dificuldades em fazer o fio, pode nós envia-la pelos correios, fazemos o fio sem custos, e revelamos o aço novamente e volta os desenhos na lamina, ela é uma faca de uma aço duro que ocasiona um pouco de trabalho na hora da afiação.

  • Aurea Vitoria
    23 de março de 2017 at 06:44 

    Amei o site!! Parabens!

Deixe uma resposta