Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas Amigos do Churrasco – Blog da Cutelaria Vargas

Atendimento

(51) 4042-3002
(51) 8919-2019 (whatsapp)

Contato

Como cortar uma picanha

Aprenda como cortar uma picanha

Saber como cortar uma picanha é essencial quando se fala em churrasco, a primeira coisa que vem a mente é aquela picanha suculenta, macia com aquela gordurinha do lado. Churrasco sem picanha não é churrasco, pelo menos não aqui nas terras do Brasil.

Sendo a convidada de honra do seu churrasco, nada mais justo do que você conhecer bem como comprar e como cortar picanha  para que ela brilhe na hora de ser servida, com aquele sabor característico e maciez incomparável.

A primeira coisa é saber como comprar, escolher a carne que você vai levar é de suma importância, pois se você escolher a carne errada não há faca de churrasco, churrasqueiro ou mágica que salve o seu churrasco.

Para isso você deve prestar atenção a algumas características importantes na hora da compra:

  • A espessura da Picanha; picanha é uma carne que deve ser alta, deve ter pelo menos 4 a 5 centímetros de altura, se a peça estiver menor que isso, é provável que o animal tenha sido pequeno e mal alimentado, produzindo uma carne de qualidade inferior.
  • A gordura deve estar uniforme sem buracos, com uma camada de 1 cm +ou- e de uma cor branca ou amarelinho claro. Se ela estiver com uma aparência muito amarela a carne vai estar dura.
  • A picanha deve ter sido limpa corretamente, não contendo nervos nem partes do coxão duro na peça.

O segundo ponto é o corte. E isso é muito importante: Você precisa de uma faca para churrasco de qualidade e bem afiada. Como já mencionamos a picanha deve ser espessa e com uma capa de gordura, o uso de uma faca para churrasco de baixa qualidade ou mal afiada aumenta o risco que você não consiga cortá-la de forma limpa.

Aqui na Cutelaria Vargas temos as melhores facas para churrasco do Brasil, cada peça feita artesanalmente e temos certeza você vai ter o melhor corte possível!

Na hora do primeiro corte (o corte com a carne crua ainda), usando aquela faca para churrasco da Vargas, você deve começar o corte da parte mais alta da capa de gordura, fazendo cortes na diagonal tendo em torno de 2 dedos de espessura, esses cortes devem ser na direção contrária da fibra.

O segundo corte que é feito na hora de servir, deve ser feito na direção das fibras, pois facilita a mastigação.

Agora que você já sabe como escolher uma ótima picanha para o seu churrasco, e como cortá-la já esta na hora de marcar o churrasco de domingo, se ainda não tiver aquela faca para churrasco da Cutelaria Vargas clique aqui e veja o melhor modelo para você.

 

Compartilhe:

Outros Posts

Deixe uma resposta